Chegou a hora de focar nosso aprendizado e conhecimento sobre o cPanel. Para começo de conversa, ele é simplesmente o painel de controle dedicado a planos de hospedagem de site mais popular e usado no mundo.

Algumas das características que fizeram o cPanel conquistar esse status foi a sua facilidade de uso. Mas não apenas isso: sua natureza intuitiva no gerenciamento de qualquer atividade relacionada ao serviço de hospedagem de um site também é um dos pontos mais fortes do sistema.

Além disso, um dos grandes diferenciais do cPanel é que ele vai direto ao ponto. Tudo o que o usuário pode mexer, configurar e interagir está disponível logo na primeira página da interface de entrada. A partir dali, ícones objetivos dão acesso a qualquer atividade ou função que se quer acessar.  

E, para quem tem alguma espécie de bloqueio com programação, aqui vai uma dica: o cPanel dispensa qualquer tipo de conhecimento na área para poder ser usado. O usuário simplesmente precisa saber a definição de cada uma das suas abas de acesso para mexer nas funções do painel a toda capacidade.

 

O Que é Hospedagem cPanel?

A hospedagem cPanel é essencialmente uma hospedagem baseada em Linux que inclui uma instalação do cPanel. O plano de hospedagem oferece uma conta do cPanel para controlar os elementos da sua hospedagem.

Com isso em mente, o cPanel pode ser usado em diferentes tipos de hospedagem, incluindo a compartilhada, a dedicada e hospedagem WordPress gerenciada.

Este painel de controle é uma boa escolha para iniciantes que estão procurando por uma solução simples e direta. Contudo, assim como outros painéis, o cPanel tem seus benefícios e as suas desvantagens.

Prós:

  • Interface amigável. A interface do cPanel categoriza diversos recursos dentro de módulos gerenciáveis, permitindo que os usuários encontre-os com facilidade. O painel do cPanel também vem com menus intuitivos e com elementos gráficos para uma navegação facilitada.
  • Altamente compatível. Como um dos painéis de controle mais populares, o cPanel é compatível com diversos navegadores, incluindo o Google Chrome, o Safari e o Mozilla Firefox. Além disso, o cPanel suporta diversos aplicativos de terceiros, incluindo construtores de sites e ferramentas de SEO.
  • Ampla gama de recursos. O cPanel não exige conhecimentos técnicos avançados, permitindo que os usuários executem tarefas complicadas, como criar subdomínios e Contas de FTP, gerir bancos de dados MySQL e Cuidar dos backups do site.
  • Instalação automática de software. O cPanel não apenas oferece numerosos recursos, como ele também tem uma ótima integração com o Softaculous Apps Installer. Através dele, você tem acesso a mais de 400 aplicativos, incluindo populares sistemas de gestão de conteúdo. O Softaculous toma conta de cada aplicação durante todo o seu ciclo de vida, desde a instalação até os updates.
  • Suporte confiável. Os fóruns e blogs sobre o cPanel contém uma grande quantidade de recursos e informações. Também há manuais técnicos dedicados tanto ao cPanel quanto ao WHM. Eles explicam como usá-los e como resolver problemas com os produtos do cPanel.

Contras:

  • Vulnerabilidades de segurança. Pesquisas mostram que o método de autenticação de dois fatores (2FA) do cPanel é vulnerável a ataques de força bruta. Para evitar isso, garanta que a sua versão do cPanel é sempre a mais recente.
  • Licença cara. A licença do cPanel custa mais caro do que a do seus competidores. Portanto, se você está gerenciando apenas um site, um plano de hospedagem cPanel pode ser uma solução mais barata. Afinal, sua operadora de hospedagem vai emprestar a licença deles para você.
  • Risco de perda ou corrupção de dados. Durante grandes atualizações, existem momentos em que o sistema do cPanel sobrescreve de maneira acidental as configurações do servidor e remove todos os dados. Esse problema se manifesta quando um disco rígido trava ou apresenta falha. Nesses casos, tente executar uma recuperação total de desastres para restaurar seu servidor.
Esta resposta lhe foi útil? 2 Usuários acharam útil (3 Votos)